Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano – é um recorte da mostra Gambiologia 2.0 e reúne obras de artistas que se baseiam no uso de aparatos tecnológicos e ordinários para desenvolver engenhocas, propondo novos usos de materiais desviando-os da sua função original.
A mostra faz parte do eixo Arte e Tecnologia que, assim como as obras artísticas, traz uma reflexão de que os avanços tecnológicos não conhecem limites de tempo ou espaço e transformam radicalmente a fruição artística, bem como suas possibilidades de produção, criação, mediação e consumo.
Com a curadoria do artista mineiro Fred Paulino, também idealizador do Coletivo Gambiólogos, a exposição apresenta 15 artistas que propõe maquinações peculiares sobre o meio artístico e o universo tecnológico, apresentando práticas criativas com o lúdico, com a educação, com o social, com a invenção, com as mãos na massa e os pés no chão.
A exposição aconteceu em 2018 no Centro Cultural da Oi Futuro no Rio de Janeiro, no Sesc Carmo em São Paulo, e no Sesc Palladium de Belo Horizonte.
O ambiente da exposição se assemelha a uma oficina, com telas metálicas, peças impressas em 3d, abraçadeiras plásticas e madeira, compondo um conjunto permeável onde se pode vislumbrar o conjunto das obras.



















