Exposição Murilo Rubião

A exposição “Absurdus: Murilo Rubião 100 Anos”, foi aberta em junho de 2017, na Biblioteca Pública Estadual de Belo Horizonte, reunindo cartas, documentos, vídeos, animações e objetos que pertenceram ao escritor – a mostra oferecia ao público um diálogo entre a literatura de Rubião e outras linguagens artísticas.

O desenho da exposição foi norteado pela vontade de se criar um espaço onde o público pudesse interagir com a exposição repassando diferentes aspectos da sua obra e trajetória por meio de objetos do escritor alem de  instalações e obras inspiradas na sua literatura, mas em outros suportes.

Organizamos os espaços contemplando vários núcleos temáticos em um espaço reduzido, entre eles uma linha do tempo, a obra do contista, cartas e documentos o arquivo circular, a interpretação gráfica de sua ficção, a sua obra como editor do Suplemento Literário.

A obra de Rubião é composta apenas por 33 contos de realismo fantástico, mas que marcaram a literatura brasileira e mundial. O escritor mineiro debruçava-se incansavelmente sobre seus textos, lapidando-os inúmeras vezes até chegar às versões finais.

A partir deste trabalho contínuo de re-escritura, desenhamos uma instalação com máquinas de escrever conectadas por um papel circular, onde público pudesse re- escrever sobre o texto.

Exploramos as vozes dos seus personagens fantásticos, animais que falam: criamos uma mesa com animais de pelúcia estofados com alto-falantes, que contavam estórias.

Em outro espaço, o arquivo de fichas de Rubião, onde guardava minunciosamente os contatos e correspondências com as personalidades literárias da época, foi montado em uma roda de bicicleta – um arquivo circular infinito.



Ficha Técnica

Coordenação geral Silvia Rubião

Curadoria Fabiola Moulin, Marconi Drummond

Design Gráfico Andrea Gomes, Bernardo Lessa, Gustavo Leite

Montagem Arte Cênica

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s