A exposição “Absurdus: Murilo Rubião 100 Anos”, foi aberta em junho de 2017, na Biblioteca Pública Estadual de Belo Horizonte, reunindo cartas, documentos, vídeos, animações e objetos que pertenceram ao escritor – a mostra oferecia ao público um diálogo entre a literatura de Rubião e outras linguagens artísticas.
O desenho da exposição foi norteado pela vontade de se criar um espaço onde o público pudesse interagir com a exposição repassando diferentes aspectos da sua obra e trajetória por meio de objetos do escritor alem de instalações e obras inspiradas na sua literatura, mas em outros suportes.
Organizamos os espaços contemplando vários núcleos temáticos em um espaço reduzido, entre eles uma linha do tempo, a obra do contista, cartas e documentos o arquivo circular, a interpretação gráfica de sua ficção, a sua obra como editor do Suplemento Literário.
A obra de Rubião é composta apenas por 33 contos de realismo fantástico, mas que marcaram a literatura brasileira e mundial. O escritor mineiro debruçava-se incansavelmente sobre seus textos, lapidando-os inúmeras vezes até chegar às versões finais.
A partir deste trabalho contínuo de re-escritura, desenhamos uma instalação com máquinas de escrever conectadas por um papel circular, onde público pudesse re- escrever sobre o texto.
Exploramos as vozes dos seus personagens fantásticos, animais que falam: criamos uma mesa com animais de pelúcia estofados com alto-falantes, que contavam estórias.
Em outro espaço, o arquivo de fichas de Rubião, onde guardava minunciosamente os contatos e correspondências com as personalidades literárias da época, foi montado em uma roda de bicicleta – um arquivo circular infinito.
Ficha Técnica Coordenação geral Silvia Rubião Curadoria Fabiola Moulin, Marconi Drummond Design Gráfico Andrea Gomes, Bernardo Lessa, Gustavo Leite Montagem Arte Cênica